quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Interesse dependente

Existem duas situações extremamente comuns e irritantes na minha vida:
1. Ócio total e improdutivo, quando você não tem saco nem pra fazer aquilo que você mais gosta;
2. Caos de compromissos, quando você tem mil e uma coisas pra fazer, mas você não consegue dar conta porque está ocupado com os seus hobbies.

É sempre assim! Quando não se tem nada de importante para fazer, nenhuma diversão parece ter sentido e você fica sem vontade alguma para fazer o que quer que seja. Mas, quando se está atolado de tarefas e deveres, sente-se uma necessidade crônica de ter um momento de ócio improdutivo para poder colocar as pernas para cima e perder tempo da forma mais inútil possível.
Compulsividade por ter o que fazer

Mas isso é normal para o ser humano, eu acho. Pior fica quando a pessoa é compulsiva por atividades, se compromete a fazer milhões de coisas eliminando boa parte do seu tempo livre de propósito. Aí, chega aquela hora em que ela (no caso, eu) não aguenta mais nem olhar para qualquer coisa que tenha um mínimo de importância, que outrora escolheu, e, ao invés de fazer o que se comprometeu, para com tudo e vai ler algum livro ou assistir seriado.

Não é que eu seja irresponsável... ou talvez seja um pouco. O caso é que os hobbies só ficam interessantes quando eu abro mão de alguma coisa pra fazê-los e não quando eu só tenho eles para me ocupar. Como quando eu fui trabalhar com o meu pai e li dois livros em quatro dias, além de todo dia ler o jornal, coisas que eu não faço normalmente. Ou quando, semestre passado, eu tinha um artigo para fazer para a faculdade, mas eu deixei para a última hora e fiz mal feito porque eu comecei a assistir Dexter.
Mas, quando eu tive uma semana sem ter porcaria nenhuma para fazer, eu não consegui  ler nem quatro páginas de um livro e nem saco para assistir episódio algum. Então, foi só aparecer demandas do grupo de extensão para o interesse pelos hobbies reaparecer e me tornar uma garota inútil novamente.
É nessas horas que eu começo a imaginar que eu tenho algum problema sério na cabeça, além de preguiça, é claro.
Até agora, nenhum dano sério. Mas nunca se sabe quando o jogo vai virar, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário